Não estamos falando de sujeira ou acúmulo dentro do radiador, mas sim do lado de fora. Viver, trabalhar e dirigir muitas vezes significa viajar por estradas não pavimentadas. Os resistentes motoristas destas regiões estão bastante acostumados a tomar alguns cuidados extras e limpeza para manter seus carros com a melhor aparência possível, na maior parte dos casos.
Importância de manter a parte externa do radiador limpa
Radiadores e condensadores de ar condicionado são peças únicas de equipamentos automotivos. Eles são bastante frágeis e suscetíveis a danos por impacto, mas devido à sua função são colocados na parte da frente do veículo, logo atrás de uma grade que oferece uma boa aparência, mas pouca proteção. As aletas do radiador e do condensador são ótimas armadilhas para areia, pequenas pedras, folhas e fibras.
Mas as coisas não precisam estar severamente obstruídas para ver os problemas aumentarem. Se uma quantidade suficiente de pequenas pedras ficarem presas nas aletas, elas podem alterar o desempenho da troca de calor da unidade a ponto de o motor superaquecer.
Como limpar a parte externa do radiador
A verificação de acúmulos é um exercício visual bastante fácil, mas qualquer limpeza necessária deve ser feita sem pressão. Em radiadores e condensadores mais antigos, é preciso muito pouca pressão de contato para dobrar as aletas ou até mesmo causar um vazamento em um dos tubos centrais, e os novos não são muito mais resistentes que os antigos.
O fluxo de água de uma extremidade aberta de uma mangueira de jardim direcionada para o lado do motor através das aletas deve desalojar com segurança a maioria dos detritos. A remoção do escudo de plástico superior sobre o radiador (se houver) pode lhe dar uma visão melhor do que está sendo liberado e o que pode precisar de uma persuasão mais suave.
A maioria das lavadoras de alta pressão podem facilmente danificar um radiador e explodir alguns detritos restante. Além disso, deixe qualquer escovação de lado. Se a pressão normal da torneira não remover a sujeira, pode ser necessário lidar com elas manualmente.