O seguro é obrigado a usar peças automotivas originais ou pode optar por marcas paralelas?

Hoje você vai descobrir se as seguradoras são obrigadas a usarem somente peças automotivas originais ou se podem usar marcas paralelas. De fato, hoje em dia é muito ruim dirigir um carro que não tenha seguro. Até porque os acidentes são cada vez mais frequentes, não é mesmo? Dessa maneira, qualquer caso de batida costuma custar muito caro para todo mundo, infelizmente.

Mas, a verdade é que poucas pessoas conhecem de verdade como funcionam as seguradoras. Alguns ficam até nervosos porque não sabem se as seguradoras são obrigadas a dar peças originais para elas. Pois é, a vaidade das estéticas consome todos os seres humanos, principalmente aqueles que são fissurados em carros. Eles querem porque querem que todas as peças sejam originais, mas enfim…

Se você é novo aqui no nosso site, eu agradeço demais por estar conosco! Estamos sempre melhorando os nossos conteúdos e nossos serviços para que todos possam ter acesso a informações precisas. Assim, você pode ficar muito bem à vontade se quiser conhecer o nosso trabalho. Basta acessar o nosso site e ler os nossos artigos passados. Você vai encontrar muita coisa boa por lá!

Nesse sentido, creio que nós já podemos ir direto ao assunto, não é verdade? Fique comigo até o final pra descobrir tudo sobre o mundo das seguradoras. Te desejo uma boa e agradável leitura. Se restar alguma dúvida, deixe o seu feedback nos comentários abaixo; assim que possível vamos estar te respondendo com todo o carinho. Bora lá!

Peças automotivas originais ou paralelas?

Caso você tenha seguro no seu carro, com certeza você teve que fazer a troca de algumas peças automotivas, não é verdade? Nenhum carro é eterno, e constantemente eles estragam, queimam, quebram e precisam de conserto. Por isso, as pessoas costumam segurar os seus carros para que eles paguem mais barato nessas peças que costumam ser muito caras dependendo de qual for.

Contudo, existem pessoas que não sabem se a seguradora tem a obrigação de dar peças automotivas originais para eles. E é por conta disso que às vezes acontecem os maus entendidos. A verdade é que até pouquíssimo tempo atrás, todas as seguradoras eram, sim, obrigadas a usarem somente peças originais. E te digo mais, além de originais, era obrigatório que todas elas fossem novas.

Contudo, essa regra foi alterada em agosto de 2019, mas poucos sabem disso. Nessas novas regras feitas pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, está escrito que as seguradoras têm a autonomia de escolher que tipos de peças automotivas entregar a seus clientes. 

Lá diz que tanto peças originais quanto paralelas, novas e usadas, importadas ou nacionais, podem ser utilizadas sem ferir o Código de Defesa do Consumidor. É mole?! Pois é, isso já responde a sua questão, não é verdade? Não é obrigatório que as seguradoras disponibilizem peças originais aos seus clientes. Mas elas precisam funcionar, caso contrário, eles serão acionados novamente.

Claro que, dessa maneira, o preço das coberturas também caiu. Houve uma queda de 10% no custo mensal dos seguros por conta dessa nova regra. Então, até que pode valer a pena para algumas pessoas, tudo depende do seu ponto de vista.

Continuação

Entretanto, será que as seguradoras podem usar peças de segunda mão? Parece que com a nova regra, fica essa brecha pra trás, não é verdade? E como fica…antigamente, essa condição era entregue apenas para seguros de carros antigos, porque era muito mais difícil encontrar peças originais e novas para esses modelos passados. Esse tipo de seguro era conhecido como o seguro popular.

De fato, com essa nova mudança nas regras da SUSEP, em que ninguém mais tem a obrigação de dar peças originais e novas, as de segunda mão podem ser postas. E, ainda assim, o Código de Defesa do Consumidor não é desrespeitado por conta disso. Contudo, o seguro com peças usadas funciona da seguinte maneira. Primeiramente, o seguro pode até recorrer a desmanches se esse for o caso.

Claro, devem ser desmanches legalizados e tudo mais. Mas, eles ainda podem recorrer aos pontos de venda onde se entre os reparos dos veículos. Então, parece que o Tim Maia apareceu aqui no meio e começou a cantar “Vale…vale tudo!”.

Bem, eu te agradeço por ter ficado comigo até o final deste artigo. Hoje nós conversamos sobre a desobrigação das seguradoras em disponibilizar peças automotivas originais. É um assunto muito interessante, que nem todos tinham o conhecimento disso. Não se esqueça de nos seguir para estar sempre recebendo os nossos conteúdos, espero te ver mais vezes por aqui, ok? Até logo!