Qual a diferença do óleo sintético para o semissintético – Saiba qual é a melhor opção

Hoje nós vamos conhecer as principais diferenças entre o óleo sintético e o simissintético; vamos analisar qual é a melhor opção a ser usada em nossos automóveis. De fato, por incrível que pareça, não são todas as pessoas que conseguem diferenciar com tanta facilidade esses óleos. Contudo, eles fazem uma grande diferença no final das contas, quando aplicado no carro. Venha com a gente!

Pra que seu carro tenha o melhor desempenho, é claro que ele precisa estar bem lubrificado. Entretanto, existe uma variedade de óleos, e talvez a gente não sabe qual escolher. Mas pode ficar bem sossegado, aqui com a gente hoje você vai aprender rapidinho. Então, se você também tem essa dúvida na sua mente, esse post foi feito pra você! Fique com a gente até o final pra descobrir.

Nesse sentido, se você nos visita pela primeira vez, eu agradeço demais! Seja muito bem-vindo aqui no nosso site. Você pode perceber que nós escrevemos sobre assuntos variados, então temos artigos para todos os gostos. E, claro, só pra não perder o costume: se você quiser conhecer melhor o nosso trabalho basta acessar o nosso site e ler os nossos artigos anteriores. Você vai gostar e muito deles!

Enfim, eu creio que nós já podemos ir direto ao assunto, não é mesmo? Até porque a gente tá falando de uma das principais formas de fazer o nosso carro ter um bom desempenho. É importante saber que tipo de lubrificante comprar. Bem, desejo a você uma ótima e agradável leitura! Caso fique alguma dúvida por trás, deixe o seu feedback nos comentários abaixo, tá bem? Bora lá!

Diferença entre óleo sintético e semissintético

Quando se trata de carro, nós precisamos estar atentos a todos os detalhes. É claro que nós não podemos colocar qualquer tipo de óleo nele, por isso é importante conhecer os tipos de lubrificantes que existem pra não fazer feio. Isso porque colocar qualquer tipo pode acabar danificando o seu carro, e tenho certeza que não é isso o que você quer. Então, venha com a gente.

Nós vamos te mostrar a diferença entre o sintético e o semi sintético. Bem, primeiramente, com o sintético, você tem uma espécie de uma mescla de óleos básicos. Ou seja, todos eles são sintéticos ao invés de serem minerais. Acontece também um acréscimo de aditivos, tendo a sua mistura e a sua composição bem mais completa. Assim, elas atendem os carros novos com alto desempenho.

Pra que se chegue no ponto correto desse tipo de óleo sintético, é necessário saber manipular com precisão. Dessa maneira, se chega nas características que eles desejam. Agora, com o semissintético, nós temos uma mistura de óleo mineral com alguns outros aditivos. Desse modo, com toda essa mistura, é formado o que nós chamamos de solução híbrida, que é o ponto certo.

Essa solução híbrida reúne todas as melhores características de um óleo mineral junto com as vantagens de um sintético. Normalmente, a fabricação desse tipo de lubrificante precisa passar por um processo muito longo de pesquisas e desenvolvimento. Então, com tudo isso, é chegado a uma fórmula de proporções exatas, que é capaz de unir as suas características essenciais para todo carro.

Certo…mas qual é a diferença entre eles?

De fato, nós podemos começar falando do custo-benefício, que é uma diferença muito grande. Isso porque o lubrificante sintético cobre muitas particularidades que o óleo mineral não consegue. Assim sendo, o sintético costuma ter uma economia muito grande de combustível. E, claro, ele responde muito melhor aos automóveis mais modernos. Vamos continuar.

Em seguida, nós temos a durabilidade. Isso porque a composição química dos sintéticos e semissintéticos é um ponto positivo para que dure mais. Então, por serem mais elaboradas, com componentes mais sofisticados, acontece uma menor oxidação das peças, o que faz durar mais. A composição deles combina com aditivos, e isso melhora a performance do óleo no motor.

Por fim, eu creio que nós podemos encerrar o nosso assunto com eficiência. Até porque os lubrificantes minerais costumam apresentar uma eficiência muito menor em relação aos sintéticos e semissintéticos. Os óleos minerais são indicados para motores mais antigos, enquanto os outros dois, para carros mais recentes.

Sendo assim, eu agradeço a você por ter ficado comigo até o final. Hoje conversamos sobre a diferença entre o óleo sintético e o semissintético. Não se esqueça de nos seguir para receber todos os dias as nossas postagens. Deixe o seu feedback abaixo, caso tenha ficado alguma dúvida, espero te ver mais vezes por aqui, até breve!