Como remover adesivos automotivos de seu carro

Por várias razões, é bom poder remover adesivos automotivos com segurança e eficácia sem danificar a pintura de um veículo. Alguns de nós não gostam de fazer publicidade para um revendedor de veículos, outros possuem membros da família que gostam de exibir ou apoiar quase tudo com um adesivo colado no vidro traseiro do carro.

Seja qual for o motivo, pode não ser de seu agrado possuir adesivos em seu veículo. E se você está procurando saber como remover esses itens sem danificar a pintura de seu carro, basta seguir as dicas deste artigo.

Como remover adesivos de seu veículo

Comece com um balde de água morna, carregado com sabão de lavagem de carro para limpar a área ao redor do adesivo.

Usando um secador de cabelo, aqueça a superfície do objeto, mantendo a extremidade de trabalho do secador a alguns centímetros da superfície do veículo. Após alguns minutos (Não superaqueça a tinta!), a cola deve estar enfraquecida o suficiente para permitir que você remova facilmente o item com uma única tentativa. Em seguida, usando um solvente suave, como álcool isopropílico, em um pano macio de microfibra, limpe a cola restante e enxágue a área com água.

Os adesivos tridimensionais exigem um pouco mais de cuidado. Se você puxar muito forte um desses com uma parte da cola ainda o segurando, é muito fácil amassar a folha de metal. Antes de aplicar calor, esguiche um pouco de WD40 por cima e deixe-o enfraquecer a cola por alguns minutos antes de lavar a área e, em seguida, aplique um pouco de calor.

Dependendo da força e quantidade de cola presente no local, pode ser necessário repetir essas etapas algumas vezes.

Para adesivos maiores, pode ser necessário buscar alguns reforços. Há uma série de discos de borracha disponíveis na maioria das lojas de peças que se conectam a uma furadeira para eliminar rapidamente os resíduos de cola.

Mas mesmo que estes itens sejam rotulados como ‘seguros para pintura’, eles precisam ser usados ​​com cautela. Nunca os use na velocidade máxima de perfuração, pois mesmo a ‘borracha segura’ pode queimar a tinta se a velocidade for muito alta. Sempre use um toque leve, o que fazer com que apenas a quantidade de pressão necessária seja utilizada para remover o resíduo.

Todos estes conselhos aplicam-se a chapas metálicas pintadas. Ao trabalhar em superfícies não metálicas, como tampas de para-choques ou acabamentos de plástico, é necessário ter cuidado extra para evitar danificar essas superfícies geralmente macias.

Uma dica importante: Deixe as lâminas de barbear no banheiro, a menos que você seja muito habilidoso, pois é extremamente fácil riscar a tinta com uma lâmina, deixando uma marca bem pior que um adesivo em seu veículo.