As viagens de carro pelas estradas do Brasil e de outros países são muito apreciadas por quem quer conhecer melhor os locais por onde passa, sem ter de se preocupar com os processos burocráticos de check-in e conexões, tão comuns nos aeroportos de todo o mundo.
Mas se você decidiu fazer aquela viagem tão esperada trocando o avião pelo carro é preciso ficar atento e verificar alguns itens imprescindíveis para diminuir as chances de ter algum tipo de problema durante a viagem.
Confira a seguir os 5 itens que não podem ficar de fora do seu checklist para garantir que nada estrague a sua viagem.
1 – Pneus, freios e óleo
Pode até parecer uma recomendação básica demais, mas um problema em algum desses itens pode acabar inviabilizando completamente sua viagem.
Esses itens influenciam diretamente no consumo de combustível do seu carro e podem fazer com que a sua viagem acabe custando muito mais caro do que o planejado.
Isso sem falar na importância de ter pneus e freios em bom estado tanto no trânsito da cidade quanto nas estradas.
Uma falha nos freios ou um pneu estourado podem colocar em risco não só a sua vida, mas a das pessoas que viajam com você.
2 – Faróis
Se a sua viagem de carro vai ser feita pelas estradas brasileiras, estar com os faróis em boas condições é obrigatório para que você não seja multado, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Quem roda pelas rodovias do Brasil deve manter sempre o farol baixo ligado, sob pena de multa em caso de descumprimento da lei.
Manter o farol aceso faz com que o seu carro fique mais visível para os demais veículos que transitam pela rodovia, diminuindo as chances de um acidente causado por pouca visibilidade mesmo durante o dia.
3 – Seguro
Não é porque você não vai viajar de avião que ficará livre de problemas e imprevistos.
Por isso, é importante entrar em contato com a sua seguradora e verificar se está tudo certo com sua apólice.
Assim, você evita surpresas desagradáveis que podem estragar completamente os seus planos.
Se você vai viajar de carro por vários países da Europa, também é necessário garantir a contratação de um seguro de viagem, por dois motivos.
Primeiro, porque muitos países da União Europeia exigem que os visitantes apresentem um comprovante de que podem custear despesas médicas enquanto estiverem em seu território. Essa comprovação é feita através da apresentação do comprovante de contratação do seguro de viagem.
Sem esse documento você simplesmente não tem sua entrada autorizada nesses países, ou seja, sua viagem acaba antes mesmo de começar.
E segundo porque você estará a milhares de quilômetros de distância da sua casa, e cuidados médicos ou jurídicos podem ser necessários, e nessa hora você não vai querer estar sozinho.
Mesmo que você nunca tenha contratado esse tipo de seguro, não precisa ficar preocupado. É possível utilizar a internet para cotar melhores seguros de viagem e escolher a opção que estiver mais de acordo com o que você precisa.
Ao garantir que esses itens estejam totalmente em ordem você diminui muito as chances de ter problemas durante sua viagem de carro, mesmo que ela seja feita em outro continente.