Os pneus são umas das peças mais importantes do seu carro. Pois, eles são um recurso de eficiência, um recurso de segurança e podem interferir na qualidade do passeio. Sendo que as pessoas tendem a ficar de olho na pressão dos pneus em climas frios.
No entanto, há muitos outros fatores que podem afetar o psi (libra por polegada quadrada) de seus pneus, aumentando ou diminuindo a quantidade de pressão do ar. Mas, será que é pior inflar abaixo ou acima a pressão dos pneus?
Qual deve ser a pressão dos meus pneus?
A maioria dos carros de passeio modernos recomenda que a calibragem do pneu seja entre 32 e 35 psi. Você pode encontrar as recomendações específicas do seu carro na parte interna da porta do motorista, no porta-malas ou no porta-luvas, assim como no manual do proprietário.
Todos os carros fabricados depois de 2008 têm sistema padrão de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) a bordo. Este sistema usa sensores para rastrear a pressão de ar atual de todos os pneus. Então, quando um pneu ou mais está com a pressão baixa, o sistema o alerta por meio de uma luz de pressão dos pneus no painel.
No entanto, a luz do TPMS só acenderá quando um pneu estiver com 25%, ou mais, abaixo da pressão de ar recomendada, o que é muito perigoso. Além disso, o sensor não o alertará se a pressão dos pneus estiver muito alta.
Por que é ruim ter psi baixo ou alto?
A pressão dos pneus e o consumo de combustível estão ligados. Portanto, ter pneus inflados demais ou abaixo do recomendado, no mínimo, é ruim porque você acabará pagando mais por combustível para cada quilômetro rodado.
Além disso, a baixa pressão dos pneus pode causar falha no pneu e interferir no manuseio durante a condução.
A Car Talk, The San Diego Union-Tribune, diz que “pneus com pressão insuficiente aumentam a área de contato da borracha na estrada, criam mais atrito e, portanto, esquentam mais. E o calor pode fazer com que as correias do pneu se separem e se soltem”.
Então, certifique-se de verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. Mas, se o clima marcar 30 graus ou mais, seu carro parecer estar andando de maneira diferente ou você apenas tiver preocupações em relação aos seus pneus, é recomendável verificar com mais frequência.
Saiba que a baixa pressão no pneu apresenta um perigo maior que o alto psi do pneu.
A que PSI um pneu explode?
Embora seja possível que um pneu de carro estoure por excesso de pressão, isso é extremamente raro. Pois, o psi de um pneu precisaria atingir cerca de 200 psi para que os materiais apresentassem falhas e, então, o pneu chegasse a explodir.
Como verificar a pressão dos pneus e definir o psi correto
Alguns carros modernos exibem a pressão dos pneus, permitindo que você veja exatamente como cada pneu está enquanto dirige. Mas, ainda é uma boa ideia verificar a pressão dos pneus regularmente para garantir que tudo esteja correto.
Você pode verificar a pressão usando um medidor de pressão de pneu barato (adquira um em uma loja de ferragens) ou uma ferramenta de medição digital mais sofisticada.
Para definir a pressão ideal do pneu, você pode ir a qualquer posto de gasolina e usar os medidores de pressão públicos, verificar seu psi e adicionar mais ar, se necessário.
No entanto, se você realmente se preocupa com a segurança relacionada aos pneus, considere adquirir um compressor de ar para o seu carro. Pois, um compressor pode encher seu pneu, deixando-o na calibragem ideal, ou seja, com a pressão adequada sem inflar demais.
Atenção: não espere que a luz da pressão dos pneus assuma o controle da sua segurança.
Claro que a luz de advertência em seu veículo é útil, mas se ocorrer uma falha no sensor de pressão dos pneus (mostrada por uma luz de pressão dos pneus piscando no painel), você pode não receber um aviso de pneu com pressão insuficiente. E lembre-se, você não receberá um aviso por muito ar em seu pneu.
Sendo assim é melhor manter os pneus com a calibragem adequada, mas não se esqueça de que a pressão baixa dos pneus é pior que a alta.