Consórcio de motos ou financiamento? Conheça a sua melhor opção!

Querendo comprar uma moto nova? Confira as opções de pagamento!

As motos são grandes sonhos de consumo de muitas pessoas. Outras as enxergam como uma ferramenta para fugir do trânsito, ter mais praticidade e agilidade no dia a dia. Esse tipo de veículo é bonito, econômico e muito eficiente.

Ideal para aqueles que querem parar de andar de ônibus, metrô, trem, em carros de aplicativo e não têm condições de pagar por um carro no momento. Independentemente de qual seja o seu objetivo com as motocicletas, a verdade é que elas são excelentes alternativas atualmente.

Principalmente em grandes cidades em que o trânsito é caótico.O número de motociclistas cresceu 54,3% entre 2009 e 2019 no Brasil. Este dado expressivo revela que as motos estão se tornando cada vez mais protagonistas nas ruas.

O que não surpreende, dado que as motocicletas são mais econômicas, exigem menos combustível, evita perda de tempo, reduz estresse nos trânsitos, entre outros diversos benefícios.

Quando o (a) motociclista dirige com segurança e cuidado, esses veículos apresentam apenas vantagens no dia a dia. Por mais que sejam mais baratas, as motos ainda são custosas.

Infelizmente, muitos não têm condições de comprar esse bem à vista, por isso, precisam encontrar modalidades de compra disponíveis no mercado para conseguir realizar este desejo de forma segura.

Para ajudar, a seguir, explicaremos algumas formas de adquirir motocicletas novas ou semi novas por meio das principais modalidades de compra disponíveis no mercado. Acompanhe!

Dicas para comprar um motocicleta 

Assim como em todas as compras de bens de alto valor, a aquisição de motos precisa ser bem planejada e organizada para não prejudicar a sua saúde financeira. O primeiro passo é analisar todas as opções que o mercado oferece para selecionar a que mais será vantajosa para suas necessidades e preferências.

Hoje em dia, o mercado oferece basicamente 3 modalidades de compras de bens de alto valor: pagamento à vista, financiamento e o consórcio. Nem todo mundo consegue comprar motos de uma vez só, por isso, as outras duas são bastante comuns.

O financiamento é uma das modalidades mais conhecidas, seja para a compra de motos, carros ou imóveis. Nela, a pessoa faz uma solicitação ao banco ou instituição financeira.

A instituição analisa o pedido e oferece as condições de pagamento. Essa modalidade permite o financiamento de até 90% do valor da compra, dependendo de cada caso.

Após essa análise, a pessoa recebe qual deve ser o valor de entrada, quantidade de parcelas e a quantia a ser paga em cada uma delas. Tudo é acordado entre as partes antes da assinatura do contrato.

Lembrando que o financiamento tem uma alta taxa de juros, então, pode ser que a pessoa entre em um bola de neve de dívidas caso não pague alguma mensalidade  e claro, o preço do bem quase que dobra contando essas taxas – é algo que deve ter bastante atenção e cuidado.

A outra alternativa, a qual tem diversas vantagens, é o consórcio. Você já conhece? Muitos têm dúvidas sobre essa modalidade, mas ela é mais simples do que parece. Entenda!

Consórcio de motos: como funciona?

O consórcio é uma modalidade de compra diferente do que é conhecido no mercado. Embora seja algo relativamente antigo, ele só começou a se popularizar há alguns anos.

Investidores e consumidores de todo o Brasil já conhecem essa modalidade e indicam. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), em 2020, foram investidos mais de R$163,63 bilhões de reais nesta modalidade. 

Um aumento de 21,5% em comparação a 2019. Ou seja, o consórcio está se tornando cada vez mais uma opção para compras de bens de alto valor. Esta modalidade funciona da seguinte maneira:

Mas, afinal, como funciona o consórcio de motos? Essa é uma modalidade de compra em grupo em que todos os participantes fazem contribuições mensais para a criação de um fundo coletivo. O qual terá dinheiro o suficiente para que todos recebam o valor da compra do bem à vista.

Uma vez ao mês, as administradoras – empresas que organizam os consórcios – realizam as assembléias. Nestes eventos, além de muitas outras atividades, acontecem os sorteios e lances.

Então, mensalmente uma pessoa do grupo é sorteada para ser contemplada. Ou seja, receber o valor do bem à vista para comprá-lo imediatamente. Os participantes que não desejam esperar o sorteio podem dar lances.

Se for o maior lance, leva a carta de crédito contemplada para casa e está pronto para comprar a própria moto. O fato é que o consórcio não exige taxa de entrada, não tem juros e conta com as melhores condições de pagamento.

É uma modalidade de compra programada, o valor não muda ao longo dos anos, e permite que a pessoa adquira o que tanto deseja, sem atrapalhar a sua saúde financeira.

É uma opção que também vale a pena ser estudada! Essa decisão é o primeiro passo para a compra do bem, então, comece estudando essas alternativas. O consórcio é extremamente vantajoso e pode ser a sua melhor alternativa.