As oscilações nos valores dos combustíveis frequentemente afetam às finanças dos motoristas. Diante de constantes altas nos preços da gasolina ou etanol, o melhor é adotar boas práticas que contribuam com uma devida economia. Afinal, manter um carro necessita de planejamento e corte de gastos supérfluos.
Com o objetivo de ajudá-lo a economizar combustível, vamos mostrar neste post quatro dicas que certamente serão muito úteis no seu dia a dia.
1. Faça manutenções
Manutenções corriqueiras são um bom remédio para evitar consumos excessivos de combustíveis. Isso porque a aerodinâmica do carro fica mais estável, evitando atritos mais resistentes com o chão, situação que exige mais trabalho do motor e, consequentemente, faz o potente beber mais.
Conheça: 5 dicas para dirigir moto na chuva
Portanto, mantenha sempre o balanceamento e o alinhamento em dia, calibre sempre os pneus e não deixe pequenos problemas se transformarem em grandes dores de cabeça.
2. Evite ficar parado com o motor ligado
Ficar com o motor ligado em situações em que o carro está parado aumenta o consumo de gasolina ou etanol. Há quem acredite que se desligar o veículo a partida vai influenciar no consumo, mas isso não é verdadeiro.
A partida é comparada ao motor ligado por apenas 10 segundos. Portanto, se você vai ficar esperando algo por mais de um minuto, vale a pena girar a chave.
Agora, é preciso saber o momento certo para desligar o carro. Afinal, existem situações que a segurança deve ser prioridade, como em um congestionamento ou na espera de alguém em um local pouco confiável.
3. Respeite os limites de velocidade
Quem anda nos limites de velocidade consegue gastar menos com combustível. Com isso em mente, procure não pisar tanto no acelerador. Afinal, dirigir acima do limite de velocidade pode aumentar o consumo em até 20%, ou seja, o ponteiro do tanque vai descer rapidinho.
Geralmente, o limite estabelecido nas estradas é de 80 Km/h e 100 Km/h. Portanto, aja para manter essa disciplina em seus deslocamentos.
4. Evite acelerar ou frear sem motivos
Motoristas que têm o mau hábito de acelerar em situações de correria, como chegar em um semáforo antes que feche acabam queimando dinheiro. É uma prática que faz o consumo de combustível aumentar consideravelmente.
Outro exemplo corriqueiro é frear sem uma necessidade. O acionamento do dispositivo desperdiça energia, queimando mais combustível.
Viu como é simples economizar combustível? Outra dica que não pode ficar de fora do seu check-list é sempre praticar a direção defensiva.
Ao economizar combustível, você também estará garantindo a sua segurança e dos demais passageiros. Isso porque são atitudes que estão sintonizadas com um motorista consciente, ou seja, não deixe de colaborar com o bem-estar nas ruas e estradas.
E você, gasta muito dinheiro com combustível? Será que dá para economizar? Deixe aqui o seu comentário e nos conte a sua experiência!