Existem limites para a cobertura de garantia de cada montadora de veículos. Algumas são facilmente compreensíveis, já que elas não cobrirão o vidro que está quebrado ou arranhado por uma condição externa, por exemplo.
Porém, outras não são tão claras, e uma das maiores áreas de conflito entre os balcões de serviço encontra-se sob o termo ‘consumíveis’. Aqui estão alguns exemplos comuns desses consumíveis e quanto tempo eles devem durar em seu veículo antes que seja necessário trocá-los.
Quanto tempo devem durar os consumíveis do seu veículo?
Freios
A maioria dos fabricantes de automóveis oferecem cobertura apenas por 1 ano ou 20.000 km por seus freios, mas a média é de 2 anos de 40.000 km. Esta cobertura destina-se a assumir a responsabilidade por defeitos de fabricação, como separação do revestimento ou pontos duros, e não pelo uso diário.
As grandes variáveis no desgaste das pastilhas de freio são o motorista e as condições de seus deslocamentos. Fazer muitas paradas e realizar freadas bruscas devem consumir as pastilhas de freio mais rapidamente. Para um veículo de uso pessoal comum, as pastilhas de freio devem durar pelo menos 40-50.000 km ou mais. Se você é um motorista de baixa quilometragem, fazer a manutenção dos freios anualmente ajudará bastante a obter a vida útil máxima deles.
Pneus
Quase nenhuma montadora oferece qualquer cobertura de garantia em pneus, deixando para os fabricantes de pneus cobrir quaisquer defeitos, o que é um processo que é difícil, demorado e possui custo.
Muitos fabricantes de automóveis especificam compostos de borracha dos fabricantes de pneus para oferecer um desempenho mais silencioso e mais aderente. Isso maximiza a satisfação, mas acaba diminuindo o tempo de vida dos pneus. Dito isto, você ainda deve obter pelo menos 50.000 km de um conjunto original de pneus, desde que siga as recomendações do fabricante e mantenha a pressão do ar correta.
Palhetas
A maioria das montadoras cobre as palhetas originais por apenas 1 ano ou 20.000 km. Você pode dizer que é bom o suficiente para algo tão barato quanto uma palheta de limpador, mas novos modelos e novos sistemas de limpador geralmente trazem palhetas mais modernas e que possuem custos mais altos. Contudo, se você utilizá-las corretamente, eles devem durar de cerca de 18 meses.
Correias de transmissão
Incluímos esta categoria porque, embora costumavam ser considerados consumíveis, para a maioria das montadoras esse não é mais o caso. Isso é a prova de que a evolução automotiva pode trazer resultados positivos.
Algumas décadas atrás, as montadoras recomendavam a substituição das correias a cada dois anos, mas atualmente elas são mais robustas e às vezes duram mais do que o veículo.