Como vender carros online pelo whatsapp

A modernização nas vendas trouxe muitos benefícios para o vendedor, como a possibilidade de estreitar os laços com os clientes, criar um vínculo com eles e gerar mais empatia, o que acaba fidelizando-os.

Comparado a maneira tradicional de criar esse vínculo, o Whatsapp proporcionou um maior poder para isso, podendo interagir com diferentes clientes ao mesmo tempo, sem precisar gastar tanto com publicidade ou com telefonia.

Para os vendedores de carro, esse aplicativo ajudou muito nas vendas, se souber fazer do jeito certo, é possível fechar grandes negócios pelo Whatsapp. Hoje eu vim dar algumas dicas de como vender carros online pelo Whatsapp, confira!

O Whatsapp no mundo das vendas e porque investir nele

Já parou para pensar como o mundo está conectado hoje em dia? Pois é, mundo novo, formas novas de vender. O Whatsapp foi o aplicativo que chegou para conquistar todos e aproximá-los. Facilitando a interação e a conexão rápida entre eles.

Com seus mais de 2 bilhões de usuários ativos, essa rede social tem um poder de alcance muito maior que a televisão aberta, chegando a pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Uma pesquisa, realizada Panorama Mobile Time/Opinion Box, feita em 2020, mostrou que, no Brasil, 99% da população tem o Whatsapp instalado em seus smartphones. Ou seja, o Brasil está conectado e interagindo.

Com essa informação, sabemos que a maioria está diariamente disponível no aplicativo, essa é uma chance de ouro de levar seus produtos, no caso, seus carros, até o conhecimento da população e fechar negócio.

Hoje em dia, comparado a alguns anos atrás, o brasileiro já se sente confortável em realizar compras pelos meios digitais, inclusive pelo Whatsapp, o que faz dessa uma oportunidade de vendas que todo vendedor de carros sonhou.

O modo Business

O próprio Whatsapp viu que poderia auxiliar as empresas no ramo das vendas e desenvolveu um aplicativo feito inteiramente para elas interagirem, auxiliarem e venderem para seus clientes com mais facilidade, interação e comodidade.

Esse é o Whatsapp Business. O Whatsapp já tem sua agilidade na comunicação, uma troca de informações ágil sem gerar incômodo para os clientes, situação facilmente ocasionada por uma ligação telefônica comum.

É possível personalizar o atendimento com o cliente, de modo a conseguir estabelecer uma melhor interação, sem que exista interrupção por meio do vendedor.

Agora que já conhecemos os benefícios do Whatsapp e como usá-lo vai melhorar nas vendas, vamos ficar por dentro da forma que você vai usar para vender carros online pelo Whatsapp.

Vendendo carros pelo Whatsapp

É importante que, primeiro, você otimize seus atuais meios de comunicação com o cliente, por exemplo, adicionando no seu site a função de contato pelo Whatsapp.

Um plugin onde o cliente pode clicar e ser encaminhado para um contato direto com sua loja ou vendedor direto pelo Whatsapp. Isso vai agilizar o processo de contato e interação.

Catálogos

É possível enviar e receber várias mídias pelo Whatsapp, dentre elas, criar um catálogo com seus carros e disponibilizar no aplicativo para o cliente. É importante fazer isso para que o cliente já conheça suas ofertas e fique por dentro das promoções ofertadas.

Agilidade

Uma função bem interessante disponível no aplicativo de mensagens Whatsapp é o agendamento de mensagens. Ele serve para que, fora do expediente, o cliente que entrar em contato receba uma mensagem automática para já adiantar o assunto no próximo contato.

Lembrando que você deve estar usando uma conta comercial no Whatsapp Business e ter informado o horário que sua loja está aberta.

Dicas para conseguir mais vendas

Clientes chatos e indecisões vão aparecer, mas isso é normal e você vai topar com algum deles em algum momento, por isso, para vender carros pelo Whatsapp você vai precisar exercitar sua paciência e seguir algumas dicas que vou deixar:

  • -Não ignore o cliente, busque sempre esclarecer as dúvidas e perguntas, mesmo que sejam óbvias;
  • -Utilize apenas um número para contato com os clientes;
  • -Evite textos gigantes quando puder, para isso, utilize os recursos do próprio aplicativo para agilizar o contato e estabelecer uma interação mais próxima com o interessado;
  • -Atualize sempre seu status do aplicativo com ofertas e promoções do dia, vem como novidades e vantagens de se comprar com você;
  • -Existem diversos tipos de clientes, então você deve adaptar-se a essas diferenças se quiser atrair o cliente a compra. Isso inclui o modo de falar, agir e escrever.