10 Dicas para revisão do carro completa

É comum, mesmo que inapropriado, que muitos proprietários atrasem a manutenção preventiva do veículo ou deem atenção a um item por vez para economizar. 

Fazer a revisão é essencial para o bom funcionamento do carro, dando mais segurança ao motorista e passageiros.

A falta de cuidados com o automóvel é um dos fatores que mais causam acidentes.Confira 10 dicas para uma revisão do carro completa!

De olho na segurança do veículo

Não tem como economizar quando o assunto é a segurança da família. Especialistas indicam fazer a revisão do carro completa a cada 6 meses ou quando atingir 10 mil quilômetros rodados. Esta informação pode ser conferida no manual do proprietário.

Mecânico trabalhando no carro
Fonte: Freepik

O valor gasto dependerá do estado de conservação do veículo, variando de acordo com o modelo e ano de fabricação. Você pode fazer um check list e evitar que as trocas de peças e demais manutenções se acumulem. Confira 10 dicas para não vacilar mais.

  1. Freios

Não dá pra negar que os freios são itens importantíssimos para a segurança dos veículos, passageiros, motoristas e pedestres a fim de evitar acidentes que podem custar vidas.

Ao fazer a revisão do carro completa, é indicado verificar os componentes dos freios, como o fluido, pastilhas, discos e tambor.

O ideal é garantir a manutenção deles a cada 10.000 km para carros automáticos e 20.000 km nos manuais. Entretanto, se notar que o pedal apresenta vibrações e ruídos, leve o carro para conserto imediato.

  1. Embreagem

Este item é essencial, pois tem a função de ligar o motor e o sistema de transmissão enquanto o veículo é movimentado. A embreagem possui várias peças em sua composição, bem como sistema hidráulico, placa de pressão, pedal, rolamento e disco.

Sua vida útil depende da quilometragem percorrida, em média, de 100 mil km a 150 mil km. No entanto, veículos que trafegam mais pela cidade, sofrem maior desgaste, devido ao acionamento frequente da embreagem na troca de marchas.

  1. Filtro de ar

A função do filtro de ar é reter as impurezas que passam pelo motor a fim de mantê-lo limpo e em perfeito funcionamento. Mesmo que esteja muito sujo, isso não é sinal de que precisa ser trocado de forma imediata, mas de que está fazendo a sua função perfeitamente. 

O período indicado para a troca do filtro de ar é por quilometragem percorrida, no caso 7.500 km.

  1. Radiador e arrefecimento

O radiador e o sistema de arrefecimento dos veículos são essenciais para controlar a temperatura correta de funcionamento do propulsor. O radiador compõe o sistema de arrefecimento, que possui reservatório de água, mangueira, ventoinha e bomba d’água.

O motorista é o responsável por sempre verificar o reservatório de água, para saber se o nível de líquido está adequado para o bom funcionamento do veículo. O indicado é fazer a revisão deles a cada 6 meses ou 8 meses.

  1. Velas

A função das velas nos veículos é fazer com que o motor funcione de forma correta. Sua troca deve ser realizada a cada 15.000 km ou 100.000 km, mesmo que não pareça estar danificada e continue funcionando.

  1. Pneu

A vida útil dos pneus varia não só pela quilometragem percorrida, mas pelo desgaste sofrido nas vias pelas quais trafega. 

Muitas ruas, estradas e rodovias possuem buracos e remendos que trazem danos, necessitando realizar o alinhamento e o balanceamento de pneus de forma constante.

O indicado é realizar o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km. No entanto, notando que estão desalinhados antes, é essencial fazer os procedimentos o mais rápido possível.

  1. Filtro de combustível

Este item deve ser trocado a cada 10.000 km ou 15.000 km, pois evita que sujeiras viajem do tanque para o motor do automóvel. Caso o filtro de combustível esteja danificado, é possível identificar o problema ao realizar o arranque ou se a marcha estiver lenta.

  1. Faróis e luzes

Quando as luzes ou faróis dos veículos não funcionam, o risco de acidentes é grande. Sempre verifique se há lâmpadas queimadas, problemas nos faróis, luz de ré, piscas e freios. 

Além de colocar em risco a segurança, luzes apagadas acarretam em infração média, passível de multa de R $130,16 e até a retenção do veículo. O condutor ainda perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O indicado é verificar se não há problemas no veículo com uma frequência de no mínimo 15 dias.

  1. Fluidos do veículo

O óleo é um dos fluidos mais importantes, que limpa a parte interna e purifica as superfícies do motor, garantindo o perfeito funcionamento do automóvel. 

É indicado que a verificação seja realizada por um profissional, uma vez que, ao abrir de forma incorreta o reservatório, pode entrar bolhas de ar e prejudicar a frenagem do automóvel.

A troca de óleo deve ocorrer a cada 5.000 km ou 10.000 km, servindo para fluidos de direção hidráulica e freios.

10. Correia dentada

A correia dentada é responsável por realizar os movimentos dos pistões, que acontecem no virabrequim e cilindro. Além disso, coordena e controla os movimentos de abertura e fechamento das válvulas do motor dos veículos.

A peça também não apresenta sinal de desgaste, mas, caso rompa, pode paralisar o motor completamente, gerando um prejuízo imenso. 

Portanto, sua troca deve ser realizada ao atingir 50.000 km ou a cada 3 anos, mas é preciso fazer a revisão a cada 6 meses para garantir que não há problemas.

Os prazos para realizar a revisão dos veículos, citados anteriormente, são iguais aos indicados pela maioria das revisões de carro. No entanto, caso note qualquer alteração no funcionamento, procure um profissional imediatamente.