Ir ao posto de gasolina pode representar gastos adicionais, pois, além de abastecer o veículo, são oferecidos serviços adicionais de limpeza, calibragem de pneus e troca de óleo durante o atendimento.
Estacionar, encher o tanque do carro, pagar pelos litros de combustível e seguir caminho nem sempre é prático e rápido. O momento tem sido propício para os frentistas realizarem outros atendimentos.
Pode parecer algo positivo inicialmente. Afinal, por que não aproveitar para adicionar água no radiador ou verificar o fluido do freio?
Porém, essas ações podem ser prejudiciais ao veículo. O período que deveria ser um facilitador é transformado em problema, no qual o cliente precisará gastar com manutenção adicional para consertar os danos causados.
Por conta disso, é importante se informar antes de realizar qualquer procedimento fora do padrão. Dessa forma, é possível se precaver de intervenções infelizes. Continue conosco para saber quando você deve ou não aceitar a orientação do frentista.
Devo aceitar a orientação do frentista?
Têm vezes que as informações estão corretas e podemos confiar no profissional. Entretanto, é necessário atenção para que o cliente não tenha prejuízos. Veja, a seguir, cinco cuidados para se ter no posto de gasolina.
Calibragem dos pneus
Seja pela correria da rotina, para não sujar a roupa ou por ter dificuldades, muitas pessoas evitam realizar essa tarefa e preferem que o frentista a faça.
Para ter sucesso quando aceitar a oferta de calibrar os pneus, certifique-se de que o atendente use a pressão adequada. É possível encontrar o valor indicado em uma etiqueta presente no automóvel, que costuma ficar na porta ou na tampa do tanque de combustível.
Ao realizar uma calibragem acima da recomendada, pode-se aumentar o desgaste e reduzir o conforto enquanto você dirige.
Completar o óleo
É comum que o frentista ofereça para checar o nível do óleo do motor, visto que ele é importante para reduzir o atrito entre as peças e manter a temperatura ideal de funcionamento.
Porém, muitas vezes o sistema indica que a quantidade desse líquido diminuiu pela alta temperatura do motor. Logo, o lubrificante não chegou ao cárter ainda.
Aceitando que o profissional faça o complemento de óleo, corre-se o risco de ter abastecimento em excesso.
Caso isso ocorra, o motor pode sofrer desgaste prematuro e o bombeamento dele pode ser danificado pela espuma que o excesso provoca.
Para fazer a verificação correta do lubrificante, o motor precisa estar frio e o automóvel em local plano. Além disso, o ideal é que seja utilizado o óleo recomendado pelo fabricante, tanto para completar quanto no momento da troca.
Faça a checagem do nível desse componente com regularidade. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo indicados na vareta para evitar problemas no sistema do veículo.
Líquido de arrefecimento
É comum a oferta de verificar a “água do radiador”. O líquido de arrefecimento tem função de proteger o motor contra corrosões, aumentar o ponto de ebulição e diminuir o congelamento da água no sistema pressurizado.
De fato, é necessário verificar este componente com regularidade, mas o seu abastecimento requer cuidados.
Caso deseje realizar o abastecimento do aditivo do motor, evite fazê-lo no posto de gasolina. Ele precisa ser específico para o veículo, sendo recomendação encontrada no manual do fabricante.
Porém, se houver uma urgência, o recomendável é abastecer com água desmineralizada.
Evite percorrer muitos quilômetros após fazer isso para não haver danos no veículo. Logo que seja possível, realize a troca para o líquido recomendado.
Substituição das palhetas do limpador de para-brisa
A eficiência deste equipamento diminui conforme exposição ao sol e à sujeira. Verificamos o comprometimento das palhetas do limpador quando escutamos ruídos ao utilizá-lo ou a limpeza da água não funciona com a mesma eficiência.
Neste caso, é preciso ter cuidado para ver se realmente é necessário trocar ou apenas fazer uma limpeza nas palhetas. O funcionamento adequado do limpador pode voltar apenas removendo toda a sujeira.
Aqui vale uma ressalva: é possível abastecer o líquido do limpador no posto de gasolina. O frentista tendo cuidado de utilizar água limpa, pode-se aceitar esse serviço com tranquilidade.
Verificar o fluido do freio
Apesar de ser ofertado raras vezes pelos frentistas, é aconselhado fazer este tipo de checagem com um mecânico.
No posto de gasolina, corre-se o risco de haver contaminação de água e de entrar ar na tubulação dos freios. Ambos comprometem a eficiência do freio.
A verificação correta também precisa ser feita com o veículo frio e em local plano. Caso o nível esteja baixo, o recomendado é trocar todo o fluido do freio em local especializado.
Apesar de ser rotineiro, nem sempre é vantajoso aceitar a orientação do frentista como vimos acima.
Procure conhecer o manual de instruções do seu automóvel para que sejam mais claras as medidas que precisam ser tomadas nas situações citadas neste texto. Anote os produtos compatíveis e deixe-os por perto para usar em emergências.
Assim, é possível garantir o bom funcionamento do veículo, além de evitar prejuízos desnecessários.
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