Carro híbrido: como funcionam os modelos que carregam na tomada e à gasolina

O carro híbrido está cada vez mais presente nas ruas e ganhando popularidade entre os consumidores conscientes sobre o meio ambiente e interessados em economizar combustível. 

Mas como funcionam esses automóveis que combinam motor elétrico e motor a combustão? São diferentes dos veículos elétricos? Continue a leitura e descubra!

O que é um carro híbrido? 

Um carro híbrido é um veículo que utiliza mais de uma fonte de energia para se locomover. Tipicamente, esses carros combinam um motor a combustão, movido a gasolina ou a diesel, com um motor elétrico, alimentado por bateria. Essa combinação visa oferecer um melhor consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes.

Esse tipo de automóvel possui uma central elétrica que gerencia o motor elétrico, o motor de combustão ou ambos simultaneamente. Ou seja, dependendo do modelo do carro, é possível escolher o modo de condução adequado à situação.

Como funciona um veículo híbrido?

Os carros híbridos utilizam um sistema para gerenciar a energia entre o motor a combustão e o motor elétrico. Eles possuem um tanque convencional destinado a gasolina e para movimentar eletricamente, contam com uma bateria recarregável.

O motor elétrico pode ser utilizado para baixas velocidades ou situações que não exijam muita força. Já o à combustão, é indicado para estradas ou ladeiras, por exemplo. Essas mudanças são feitas automaticamente ou de modo manual a depender do modelo. 

Outro ponto interessante é que existem alguns carros híbridos que não precisam carregar a bateria em tomada, eles captam a energia somente de sistemas internos de recuperação. Nesses casos, as baterias são menores e a recarga chega por meio da frenagem regenerativa KERS, que capta parte da energia cinética gerada durante a desaceleração do veículo e a transforma em eletricidade. 

Carro híbrido: quais os tipos? 

Os tipos de carros híbridos podem ser categorizados principalmente em três grupos: híbridos convencionais, híbridos plug-in e híbridos leves. Cada um desses tipos possui características distintas:

Híbridos leves

  • Possui motor elétrico menor que não é capaz de mover o veículo sozinho.
  • O motor elétrico auxilia o movido a combustão em momentos de alta demanda de energia, como aceleração.
  • A bateria é recarregada pela regeneração de energia durante a frenagem.
  • O motor elétrico também participa mais ativamente no funcionamento de itens do carro, como o ar condicionado e o som.

Híbridos convencionais/puros

  • Possuem tanto um motor a combustão quanto um motor elétrico.
  • A bateria é maior e  ajuda a impulsionar o veículo, como na partida e condução 100% elétrica em baixas velocidades.
  • O sistema do carro é  recarregado e movido principalmente pelo motor a combustão.
  • A bateria elétrica é recarregada através da regeneração de energia durante a frenagem.
  • São os mais vendidos da categoria

Híbridos Plug-in 

  • Similar aos híbridos convencionais, mas com uma bateria que pode ser recarregada conectando o carro a uma fonte externa de eletricidade, assim como os veículos elétricos.
  • Podem rodar uma distância maior utilizando apenas a eletricidade em comparação aos híbridos convencionais.
  • Oferecem maior flexibilidade, permitindo o uso de eletricidade para viagens curtas e combustível para viagens mais longas.

Diferença entre um carro híbrido e elétrico

A principal diferença entre um carro híbrido e um carro elétrico está na fonte de energia utilizada para a locomoção. O híbrido combina um motor a combustão interna com um motor elétrico, utilizando uma bateria para armazenar energia. 

Por outro lado, um carro elétrico é movido exclusivamente por um motor elétrico alimentado por uma bateria de grande capacidade, que é recarregada por meio de uma fonte externa de eletricidade, como uma estação de carregamento. Carros elétricos também oferecem uma condução mais silenciosa e sem emissões diretas de poluentes.