Ter uma moto conservada e com aparência sempre nova exige alguns cuidados preventivos e manutenção periódica para evitar falhas, desgastes precoces e comprometimento da sua segurança e da segurança de outras pessoas
As motos também estão sujeitas à ação do tempo, podendo perder o brilho de seus componentes, apresentar defeitos, e barulhos que devem ser acompanhados de perto. Os cuidados constantes devem se tornar um hábito, e o benefício é o prolongamento da vida útil de sua moto, e te manter longe de acidentes.
O uso de produtos adequados, trava roscas quando necessário para garantir a fixação de porcas e parafusos, a visita ao mecânico especializado de confiança para revisões e resolução de problemas, as lavagens e limpezas, o uso consciente e o respeito à potência do seu equipamento e atenção aos detalhes são apenas alguns pontos que devem ser considerados se você deseja manter a saúde de sua motocicleta.
Neste texto reunimos algumas dicas fundamentais que te ajudarão a a manter sua moto sempre bonita, com aparência de fábrica e conservada. Continue conosco e aproveite a leitura!
As revisões periódicas
O período recomendado para as revisões está associado à quilometragem, e o prazo para fazê-la indicado pelo fabricante no Manual do proprietário, fique atento a ele.
Geralmente a primeira revisão é feita quando a motocicleta completa 1000 Km rodados, onde são verificadas a vela, óleo, eixo e outros componentes e é ela o primeiro passo para garantir a vida útil de sua moto.
Nas revisões seguintes, serão feitas avaliações nas suspensões e freios, checagem detalhada de itens para verificar a folga nas válvulas, as condições da linha de combustível, velas e bombas, sistemas de freio, as condições dos pneus, a relação (conjunto composto pela corrente, pinhão e coroa), entre outros componentes.
Mantenha os pneus calibrados
Você deve sempre estar atento à calibragem dos pneus, e isto deve se tornar um hábito para que a direção aconteça sempre em boas condições.
A calibragem correta deve respeitar as recomendações de fábrica, para que você não saia por aí com o pneu murcho, o que compromete a força do motor e aumenta o consumo de combustível, ou com o pneu muito cheio, o que provoca perda de aderência, o que será sentido na realização de curvas, por exemplo.
Os cuidados acontecem também quando surge a necessidade de realização das trocas de pneus, que acontece com cerca de 10 a 12 mil quilômetros rodados. Fique atento às condições em que se encontram e quando perceber que já estão muito gastos, realize as trocas.
Fique de olho no óleo
É importante lembrar sempre: Siga a recomendação dos fabricantes! É onde você encontrará informações precisas sobre o período certo para realizar a troca e o tipo de óleo que deve ser usado.
As trocas de óleo devem ser feitas quando a moto atinge, geralmente, 3000 Km rodados, sempre em conjunto com o filtro. Isso porque, com o passar do tempo, o óleo vai perdendo suas funções lubrificantes devido à contaminação durante a queima de combustível.
Quando isto acontece, o óleo vai se tornando cada vez mais ácido, provocando a corrosão dos componentes do sistema.
A lubrificação dos comandos e corrente
É fundamental que você lembre da necessidade de lubrificação dos cabos do acelerador e da embreagem, principalmente quando sentir que o acionamento dos manetes esta sendo feito com certa dificuldade.
A falta de lubrificação ou a folga neste componente pode ocasionar risco de rompimento dos cabos.
Da mesma forma, você deve estar sempre atento à lubrificação da corrente, principal responsável por transmitir a força do motor para as rodas. A lubrificação deve ser feita a cada 500 km rodados, o que evitará desgaste e comprometimento da relação (que inclui a coroa e o pinhão).
A limpeza de sua moto
A limpeza é um fator muito importante para a conservação de sua moto. E mais uma vez – confira o Manual do proprietário! Nele você encontrará dicas preciosas para que a limpeza seja feita de forma correta.
Nunca use solventes para limpar sua moto, e evite o uso de detergentes comuns ou buchas abrasivas. O indicado é a utilização de shampoos especiais ou sabão neutro.
A frequência da lavagem vai depender da região que você mora, por exemplo, em regiões litorâneas, devido à ação da maresia, ou roda muito por estradas de terra é recomendado que seja feita frequentemente, com um intervalo de 7 a 12 dias.
A qualidade do combustível
Fique de olho na qualidade do combustível que você coloca em sua moto, por isso, escolha postos de confiança, para evitar abastecimento com combustível “batizado”.
Este tipo de combustível pode ocasionar o desgaste e comprometer as peças internas de sua motocicleta e o aumento do consumo.
Use sua moto de maneira consciente
Nunca é demais lembrar que você precisa usar sua moto de maneira consciente.
Dirigir com a moto em aceleração rápida, acelerações bruscas e frenagens radicais a ponto de arrastar o pneu são muito prejudiciais.
Entre outras coisas, este tipo de comportamento pode:
- Comprometer a durabilidade do motor e da relação;
- Desgaste dos pneus, pastilhas, discos de freios e consequente prejuízo nas suspensões;
- Diminuição da vida útil da moto.
Pilote sempre sentindo suavidade e fluidez aproveitando a potência e o torque do motor e sem força os limites de sua moto.
Depois dessas dicas, e de um pouco de esforço e dedicação, garantimos que sua moto estará sempre com a aparência de nova e se manterá conservada por muito mais tempo. Essas dicas foram úteis para você? Conta pra gente!