O óleo do motor auxilia na estabilidade da temperatura do veículo e é responsável pela lubrificação das peças que se atritam durante o funcionamento dele, como os pistões, cilindros virabrequins e casquilhos.
Para garantir o bom funcionamento do automóvel, este lubrificante deve ser de qualidade e trocado regularmente. Veja, a seguir, algumas orientações para uma manutenção segura, assim como as melhores marcas deste líquido tão importante para o motor do carro.
Quando realizar a troca de óleo veicular
É indicada a substituição deste lubrificante a cada 10 mil quilômetros ou uma vez por ano, diminuindo os riscos de desastres, a ineficiência e o fundimento do motor com sujeiras e outros resíduos. Assim, aumenta-se a sua durabilidade, reduzindo o consumo de combustível.
É possível consultar o tipo de óleo e os prazos corretos no manual do proprietário do veículo, evitando ultrapassar os prazos de trocas de óleo, pois com o tempo, a sua viscosidade se torna mais intensa, tornando-o ineficiente em sua função.
Sempre que possível, é válido que junto à troca do óleo seja colocado também um filtro novo, pois nele ficam substratos e detritos que podem contaminar o lubrificante.
Marcas de óleo para motor
Há muitas informações disponíveis no manual do veículo, mas muitos proprietários buscam conhecer mais sobre o lubrificante inserido em seu automóvel. Confira algumas das melhores e mais vendidas marcas que disponibilizam este produto no país.
- Lubrax
É um dos lubrificantes líderes de mercado, com tecnologia brasileira. A linha automotiva da BR Distribuidora foi eleita uma das principais escolhas dos consumidores na sua categoria, em 2019, de acordo com a revista Quatro Rodas.
Reconhecida quatro vezes consecutivas pelo Top Of Mind, parceira da Stock Car e da Mitsubishi e pertencente à Petrobras, a marca está no mercado desde a década de 50.
- Shell
É pioneira no mercado internacional. Conhecida e apreciada em todo o país, a empresa conta com vários produtos em seu catálogo voltados para os mais diversos tipos de veículos.
Seus centros de pesquisas investem em tecnologia de ponta que buscam sempre o melhor resultado para motores automotivos. A empresa atua há mais de 120 anos no mercado mundial.
Segundo a pesquisa Competitive Intelligence for the Global Lubricants Industry, da Kline & Company, a Shell é a maior fornecedora global de lubrificantes.
- Petronas
É considerada pela revista Fortune como uma das 100 maiores empresas do mundo. Essa marca de óleo possui força no campo petroquímico e está disponível para venda no Brasil com boas referências de usuários.
Originária da Malásia, a empresa preza por qualidade, saúde, segurança e sustentabilidade. Fundada em 1910, seus produtos visam ao atendimento de demandas de caminhões da marca Fiat, expandindo rapidamente seu portfólio para diversos modelos e fabricantes.
- Ipiranga
A marca brasileira é referência em combustíveis e também fabrica e comercializa lubrificantes, assim como aditivos de mesma qualidade. Possui produtos para carros, motos, caminhões, máquinas agrícolas e industriais, além de ônibus e Fórmula 1. A empresa promete ter o óleo certo para todo tipo de veículo.
- Castrol
Há mais de 100 anos no mercado, a marca apresenta engenhosos lubrificantes e fornece óleos e fluidos de que a maioria dos motores precisam, para todo tipo de motorista, motociclista e setores automotivo e industrial.
Com uma abordagem pioneira, tratando de impulsionar a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono para melhorar seus produtos, essa marca desenvolve tecnologias elétricas, híbridas, turbinas eólicas e robôs nas suas linhas de produção.
- Texaco
Conhecida no mercado automotivo brasileiro, essa marca promete cuidar da performance, economia de combustível e durabilidade do motor dos carros por meio da utilização de lubrificantes de qualidade.
A empresa conta com o projeto Lubewatch, que consiste em identificar problemas do motor em fase inicial de uma maneira prática e confiável. Por intermédio da análise de óleos usados, auxilia na otimização da vida útil das peças.
No portal da empresa, o cliente cadastra amostras do óleo do veículo e tem acesso aos resultados das análises e outras informações sobre a lubrificação de seu equipamento.
- Mobil
Popular em mecânicas e centros estéticos e automotivos, a Mobil produz, comercializa e distribui lubrificantes e graxas para os segmentos automobilístico comum, agrícola, aéreo, naval e industrial, proporcionando produtividade, eficiência e alta performance.
Faz parte do Grupo Cosan, com origem brasileira e atuação internacional, sendo uma das maiores empresas do ramo na América do Sul.
- ELF
Com produtos fabricados pelo grupo TotalEnergies, a petrolífera francesa atua há mais de 45 anos e distribui seus materiais em mais de 130 países.
A empresa tem entre seus valores o compromisso com o meio ambiente, visando a uma energia de menos custos, mais qualidade, segurança e acessível às pessoas.
Sempre trazendo inovações tecnológicas, a ELF promete eficácia na lubrificação de motores de veículos, principalmente de Fórmula 1.
Mesmo já conhecendo um pouco sobre as melhores marcas do mercado deste tipo de produto automotivo, é fundamental seguir a indicação de óleo descrito no manual do veículo.
Essas especificações indicarão os dados técnicos (viscosidade, pelo número indicado na embalagem, nível de desempenho, de acordo com as siglas API, ILSAC e ACEA, e outras informações) que devem ser atendidas no momento da escolha de compra do lubrificante.
Compreendendo como funcionam esses produtos, tipos e marcas, pode ser que você sinta mais segurança ao optar por utilizar algum deles em seu veículo.
Gostou das dicas? Salve este conteúdo e compartilhe para ajudar também seus amigos a obterem sucesso na escolha de um lubrificante eficaz, de alta qualidade e confiabilidade.