Muitos proprietários de automóveis e carros gastam pouco ou nenhum tempo se preparando para uma visita de manutenção programada à concessionária. Eles simplesmente dirigem e concordam com a recomendação do consultor de serviço . Isso pode ser um erro caro.
Este artigo dirá como, quando e onde seu carro deve ser reparado para agendar visitas de serviço com concessionárias locais ou oficinas independentes.
Diremos a você como se preparar para o encontro com o consultor de serviço e como saber se você está sendo cobrado a mais pela manutenção programada do carro.
O que é preciso?
O manual de serviço do carro é a melhor maneira de aprender como fazer a manutenção do seu carro. Foi escrito pelos representantes da fábrica que projetaram e construíram o carro. É lógico que eles também devem saber a melhor forma de manter tudo funcionando perfeitamente.
Agora considere o papel do consultor de serviço em sua concessionária local. Essa pessoa certamente conhece bem o seu carro. No entanto, o consultor de serviço também recebe uma comissão por todo o trabalho realizado no seu carro. Portanto, se ele ou ela recomendar um trabalho de freio, por exemplo, uma parte do seu pagamento irá para o bolso dele.
Em outro caso, o manual do carro pode dizer que o fluido da transmissão automática não precisa ser trocado até 80.000 quilômetros, mas o consultor de serviço diz que é melhor trocá-lo a 30.000 quilômetros. Quem está certo Considere o seguinte: o consultor de serviço recebe uma comissão por todas as peças e serviços que vende. Portanto, sua opinião não é exatamente imparcial.
Novos veículos sob garantia
Se seu carro tiver menos de três anos e menos de 36.000 quilômetros(ou quaisquer que sejam os termos de sua garantia), os problemas mecânicos serão corrigidos sob a garantia pára-choque a pára-choque sem nenhum custo. No entanto, isso não cobre itens de desgaste como pastilhas de freio, e seu carro ainda precisará de “manutenção de rotina”, pela qual você terá que pagar. A manutenção de rotina consiste mais frequentemente em trocas de óleo e filtro, rotações de pneus e várias inspeções. Após a duração da garantia, a manutenção de rotina geralmente se torna mais complexa e mais cara.
Uma visão geral dos serviços necessários
Os proprietários de carros geralmente ficam cientes da necessidade de manutenção de rotina em determinados intervalos de quilometragem. Esses intervalos são descritos no manual do proprietário ou em nossa seção de manutenção do carro . A troca de óleo a cada 5 ou 10 mil quilômetros, conforme “recomendado” para a troca rápida de óleo nas concessionárias de automóveis, costuma ser o dobro da freqüência necessária. Novamente, consulte o manual do proprietário para obter os intervalos adequados de manutenção programada do carro.
Alguns veículos terão até um display de lembrete indicando que um serviço, normalmente uma troca de óleo, é necessário em um determinado ponto de milhagem. Outros veículos ainda usarão um “controlador de manutenção”, que só ficará iluminado quando o trabalho for realmente necessário. Um computador no motor do carro faz um cálculo com base em uma série de fatores que determinam com mais precisão o momento em que o óleo começa a quebrar.
Agendando uma visita de serviço
Você deve revisar o manual do seu carro para encontrar o trabalho real que é necessário no intervalo de quilometragem apropriado. Imprima junto com a estimativa de custos em nossa seção de manutenção.
Cada vez mais, os sites das concessionárias têm um link de e-mail para o gerente de serviço. Você pode enviar um e-mail ao consultor de serviço para marcar uma consulta e obter um orçamento para o trabalho que deseja realizar. Isso lhe dará a chance de revisar as cobranças e comparar a cotação com outras concessionárias ou oficinas independentes antes de se comprometer a usar seus serviços.
Como alternativa, você pode ligar para várias concessionárias, solicitar o departamento de serviços e obter orçamentos. Certifique-se de obter o nome do consultor para referência futura. Depois de decidir para quem você vai levar seu carro, você pode ligar de volta para marcar um horário para trazer o carro.
Antes de ir para a concessionária, você deve verificar se há recalls e Boletins de Serviço Técnico (TSBs) emitidos para seu carro. Imprima todas as informações que encontrar e entregue ao consultor de serviço. (Um bom consultor de serviço deve limpar automaticamente todos os recalls e TSBs em seu veículo, mas isso nem sempre acontece.)
Na Concessionária
Ao chegar na concessionária, você será recebido por um “recepcionista”. Freqüentemente, essa pessoa pegará o número de identificação do veículo e a quilometragem do veículo e escreverá isso em um formulário fornecido ao consultor de serviço. Seu carro está prestes a ir embora, então leve sua carteira, bolsa, computador e tudo o que você precisar. Em seguida, você se encontrará com o consultor de serviço. Se for de manhã cedo, pode estar ocupado no departamento de serviço e o consultor de serviço pode estar apressado e impaciente. Não seja pressionado. Muito dinheiro está em jogo aqui.
Freqüentemente, a interação começa com o consultor de serviço dizendo: “Quantos quilômetros você tem em seu carro?” Você deve entender que esta é a estratégia inicial para um discurso de vendas. Você pode responder: “Há 20.000 quilômetros em meu carro, mas tudo que eu quero é uma troca de óleo e filtro e rotação dos pneus.” O consultor de serviço pode então sacar uma lista de aparência oficial de “serviços recomendados pelo revendedor” e dizer: “Recomendamos que este serviço seja feito a 20.000 quilômetros”. Se você olhar para esta lista, verá que muitos itens nela não são mostrados no manual de serviço do seu carro.
Nesse ponto, muitas pessoas aceitarão a recomendação do consultor de serviço. Afinal, o consultor de serviço é um especialista que está agindo em seu nome. Certo? Bem, não exatamente. Não é incomum que a diferença entre os “serviços recomendados pelo revendedor” e a manutenção listada no manual do seu carro seja superior a R$ 1000. Em outros casos, foi muito mais.
Mais tarde, ao inspecionar seu veículo, o técnico pode às vezes notar itens adicionais que precisam de atenção em seu carro, como um vazamento de óleo ou uma mangueira gasta. Ele então faz essas recomendações ao consultor. Esteja ciente de que nem todas essas sugestões precisam ser atendidas no mesmo dia. Se você concordar com trabalho adicional, seu serviço básico pode se tornar caro. Sinta-se à vontade para obter uma segunda opinião ou adie os reparos não emergenciais até que caiba no seu orçamento.
Economizando dinheiro no serviço
Em alguns casos, o consultor de serviço oferecerá pacotes de serviço que incluem uma troca de óleo e outros reparos ou mudanças, supostamente com desconto. Freqüentemente, realmente há uma economia aqui. Mas certifique-se de que o pacote cobre apenas os itens do manual do seu carro e não itens de serviço caros e desnecessários.
Não é incomum que um consultor de serviço forneça um desconto ou cupom pelo serviço. Isso pode derrubar muito o preço. Mas também complica a situação e torna difícil ver o custo real. Esteja preparado para isso e reserve um momento para calcular os custos finais. É muito fácil concordar com os custos extras no calor do momento.
Em seguida, você receberá uma estimativa dos encargos envolvidos. Deve corresponder aproximadamente aos custos listados em nossa seção de manutenção do carro. Caso contrário, você deve perguntar por que as taxas são mais altas. Use as informações listadas em nossa seção de manutenção. Se a disparidade for alta e o consultor de serviço não justificar adequadamente os custos extras, você pode sair e comprar um negócio melhor em outra concessionária.