Como encontrar peças de carros antigos

Os carros são uma grande paixão e, para muitos, quanto mais eles forem antigos melhor. No entanto, colecioná-los pode não ser um hobby tão fácil.

Como alguns carros não são mais fabricados, torna-se difícil encontrar peças, assim como fazer a manutenção deles e até mesmo encontrá-los em bom estado e com um bom preço.

O que são carros antigos?

Existem alguns critérios para avaliação de carros antigos. Afinal, quanto tempo leva para transformar um modelo de automóvel em um clássico?

carro antigo laranja
FreePik

Esse é um hobby tão famoso que existe até mesmo uma organização, a FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), que regulamenta questões como essa.

Segundo a FIVA, veículos históricos são aqueles que foram fabricados há pelo menos 30 anos, ou seja, até 1990. É necessário que estejam em bom estado de conservação e não serem utilizados como meio de transporte para o dia a dia. Sendo assim, tornam-se um item histórico e colecionável.

Como colecionar carros antigos?

Colecionar carros antigos não é uma tarefa fácil. Além de ser necessário um grande investimento para comprá-los, você precisa ter em mente que são itens que precisam de cuidados específicos.

Não é todo mundo que sabe consertar e cuidar da manutenção de um veículo que nem mesmo é mais fabricado.Também é extremamente difícil encontrar boas peças de carros antigos.

Saiba mais sobre Noções Básicas De Manutenção

Existem alguns modelos de carros antigos que são bem mais fáceis de serem conservados. Em função disso, quem começar a colecioná-los precisa estar atento aos modelos que podem ser mais fáceis inicialmente. Definitivamente, este não é um hobby que você vai querer começar no impulso.

Portanto, para colecionar carros antigos você precisa ter dinheiro para investir nesse hobby, um bom espaço para guardá-los e bastante disposição.

Onde comprar carros antigos?

Encontrar carros antigos pode ser muito difícil – especialmente porque essa é uma tarefa que envolve bastante análise. Afinal, você quer garantir que vai encontrar um veículo bem conservado.

Existem dois modos de comprar carros antigos: 

  • Lojas especializadas – vendem exatamente esses modelos; 
  • Feiras e exposições – ocorrem em épocas específicas.

Em eventos do gênero, como há uma variedade de lojas vendendo diferentes modelos, os carros podem estar em preços mais em conta e serem mais fáceis de negociar. 

A desvantagem está justamente em esperar e até mesmo encontrar feiras e exposições do gênero.

Quanto custa um carro antigo?

O mercado de carros antigos, especialmente os mais raros, é muito difícil de ser avaliado. Em parte porque esses veículos têm um valor sentimental e afetivo muito grande para seus donos, encarecendo o produto.

Além disso, o valor dependerá do modelo, das dificuldades de encontrar peças e fazer a sua manutenção e os anos de uso, entre outros fatores avaliados para precificar carros antigos.

Existem casos de automóveis raros que podem chegar até mesmo a R$300 mil, por exemplo.

Manutenção de carros antigos

A manutenção de carros antigos é um fato importante para se ter em mente quando você quer começar uma coleção. 

É necessário ter uma série de cuidados, como esperar o motor esquentar antes de dirigir, ter cuidado com os freios e prestar atenção na bateria.

Além disso, é importante contar com bons contatos para garantir que o seu veículo de estimação seja bem conservado. Informe-se com outras pessoas que colecionam carros antigos, mantendo na agenda profissionais qualificados e especializados em consertar carros antigos.

mecanico segurando ferramentas para conserto de carro
FreePik

Com isso em mente, você garante uma boa manutenção do seu carro para que ele ainda dure muito tempo e se mantenha funcionando bem.

Como encontrar peças de carros antigos

Hoje, com o acesso à internet, é muito mais fácil encontrar peças de carros antigos. Basta uma pesquisa simples para encontrar diversas lojas de peças automotivas de carros antigos.

Algumas opções são a loja virtual Garagem 360 e o site de busca de peças Ferro Velho, que trazem muitos produtos novos e usados.

Dependendo do modelo do seu carro, pode até ser mais comum encontrar peças com facilidade. Porém, existem alguns carros que existem peças raras e isso acaba custando bem caro.

O ideal é você sempre fazer uma pesquisa ampla e conversar com outros colecionadores, obtendo, assim, o máximo de contatos que puder para encontrar as melhores peças com o melhor preço.

3 carros antigos mais populares

Existem alguns modelos de carros antigos que são bastante populares. Entre eles você encontra:

Volkswagen Fusca

Os fuscas foram produzidos até 2003, mas eles existem desde 1936. É um carro clássico que durante a década de 70 se tornou extremamente popular no Brasil.

Muitos colecionadores estão investindo neste modelo, especialmente porque até os modelos mais novos em uma década já serão também carros históricos.

Ford Maverick

Com produção entre 1973 e 1979, o Maverick é um carro de estilo cinematográfico, que relembra as grandes produções hollywoodianas. 

Ele sempre foi um modelo de alto nível e, por isso, teve uma vida curta, durando apenas 6 anos de produção, distribuindo pouco mais de 100 mil modelos pelo Brasil.

Chevrolet Opala

De 1968 a 1992, o Opala teve mais de 1 milhão de modelos vendidos. Quase 30 anos do fim de sua fabricação, este modelo tem ainda atenção de grandes colecionadores de carros antigos.

3 Carros antigos mais raros

Para os colecionadores, os modelos mais raros são os que mais enchem os olhos. Entre eles, escolhemos 3 que são verdadeiras preciosidades:

Rolls-Royce 15 HP

Este, sem dúvida, é um dos carros mais raros e mais antigos, sendo o grande sonho de inúmeros colecionadores. 

Em 1904, foram produzidos apenas 6 modelos desse veículo, existindo até hoje apenas 1, que é apresentado ao redor do mundo em museus itinerantes. Foi o carro que marcou história e deu início ao Rolls-Royce.

Porsche 916

A Porsche, uma das marcas mais famosas de automóvel do mundo, tem um modelo que é uma verdadeira raridade, o Porsche 916. Foram produzidos apenas 11 carros dele em 1972, sendo todos protótipos. Em função disso, tornou-se um dos veículos antigos mais raros.

 Tucker 48

Este também é um dos modelos mais raros do mundo, tendo sido produzido apenas 51 veículos, há mais de 60 anos. Atualmente, um Tucker 48 está avaliado em um pouco mais de 1 milhão de euros.

Colecionar carros antigos é um hobby bastante caro, mas para quem é um apaixonado por automóveis pode se sentir realizado em conseguir um modelo que quase ninguém mais tem.